2.2.08

Asas


ASAS é o único filme mudo a ganhar um Oscar Principal.

Trata-se de um drama da aviação americana na Primeira Guerra Mundial, dirigido por William A. Wellman, aos 28 anos, ele próprio piloto abatido na guerra. Conta a historia de dois pilotos, John Powell e David Armstrong (Charles 'Buddy' Rogers e Richard Arlen), que se odeiam mas acabam ficando grandes amigos durante os treinamentos. Jack ama a sofisticada Sylvia (Jobyna Ralston) que, por sua vez, é apaixonada por David.

No final, sem saber, John abate o amigo que escapara através das linhas inimigas usando um avião alemão. A popular atriz Clara Bow foi escalada para garantir uma boa bilheteria, e acabou tendo uma atuação muito elogiada, num pequeno papel, como Mary, interessada em Jack. Um simpático ator também chamou atenção num pequeno papel. Ele vinha fazendo algumas pontas, desde 1924. Seu nome era Gary Cooper. Hedda Cooper (mais tarde a colunista mais famosa de Hollywood) faz a mãe de Jack. Mas a grande atração foram mesmo as cenas de ação aéreas.

Algumas seqüências foram exibidas em Magnascope, uma espécie de precursor das telas largas modernas. E algumas cenas de batalha eram em cores (O azul do céu fazendo pano de fundo para o vermelho dos tiros das metralhadoras dos aviões). Primeiro grande show aéreo do cinema, foi tipo o espetáculo visual que fez a industria cinematográfica encontrar seu grande publico.

Spoiler Rating: 78
LBC Rating: ~

Por Fernando Albagli ("Tudo Sobre o Oscar" - Ed. Zit)

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru