2.2.08

Melodia na Broadway


MELODIA NA BROADWAY foi o primeiro filme totalmente sonoro da Metro e terceiro musical da historia do cinema (Os primeiros foram O CANTOR DE JAZZ e A ÚLTIMA CANÇÃO, ambos estrelados por Al Johnson e produzidos pela Warner Bros.). Também foi o primeiro a ter uma partitura composta especialmente para o filme.

Entre seus números musicais destacam-se "Give My Regards to Broadway", "You Were Meant For Me" (cantada por Charles King), "Broadway Melody" (interpretada duas vezes, a primeira por King, com Herb Brown no piano e depois por King, Page e Love) e "Wedding of the Painted Doll", este apresentada em duas cores (vermelho e verde) e refilmado depois da pré-estréia, por ordem de Irving Thalberg, que tinha o achado pouco dinâmico.

Para essa refilmagem, o técnico de som Douglas Shearer, irmão da estrela Norman Shearer, teve uma idéia que passou a ser usada daí em diante, ate os nossos dias. Como a musica que tinha sido gravada estava em boas condições técnicas, ela foi tocada no set de filmagem, enquanto os dançarinos faziam o numero novamente. Depois a imagem foi associada ao som. O sistema das canções pré-gravadas permitiu que o som alcançasse alto nível nos musicais, e seqüências inteiras são refilmadas sem que os atores forcem as cordas vocais ou demonstrem cansaço, dançando e cantando ao mesmo tempo.

Originalmente concebido como uma biografia disfarçada das Duncan Sisters, acabou se transformando apenas numa historia passada nos bastidores de um teatro. São duas irmãs, Hank e Queenie (Love e Page), que cantam e dançam num vaudeville. Ambas se apaixonam por Eddie (King), um compositor de sucesso que apesar de noivo de Hank, se envolve com Queenie, prejudicando a carreira de ambas e criando uma situação insustentável para os três.

A estréia, em Hollywood empolgou as platéias, e o filme foi anunciado com estardalhaço como "Todo Falado! Todo Cantado! Todo Dançado!". As principais canções eram de Nacio Herb Brown e Arthur Freed. Esse último, o letrista, transformou-se mais tarde com produtor, no maior responsável pela preeminência da Metro em filmes musicais.

Nos dez anos seguintes, mais três "Broadway Melodies" foram produzidos que, hoje, talvez se chamassem 2, 3 e 4. E, em 1940, houve uma refilmagem do original com Lana Turner, Joan Blondell e Georgie Murphy.

Spoiler Rating: 65
LBC Rating: ~

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru