19.1.08

The Yellow Handkerchief


Três improváveis companheiros, todos desajustados, saem em viagem através de uma New Orleans pós-Katrina em THE YELLOW HANDKERCHIEF (“Lenço Amarelo” em livre tradução). Refilmagem do homônimo japonês de Yôji Yamada (O SAMURAI DO ENTARDECER) de 1977 e baseado no romance de Pete Hamill.

Quatro desempenhos extraordinários fazem a transição para o EUA do cineasta Udayan Prasad. William Hurt - protagonista depois de longa temporada como coadjuvante - escora o drama com uma avassaladora performance de um ex-condenado que acaba de ser liberado da prisão por ter matado acidentalmente um homem. Maria Bello, sua ex-mulher em cenas de flashback e dois estreantes Kristen Stewart e Eddie Redmayne criam personagens inesquecíveis.

Pena que o filme seja demasiadamente lento para emplacar fora do circuito de arte. É um filme ansioso para enfatizar sua identidade regional e a fotografia de Chris Menges e a música de Eef Barzelay e Jack Livesay captam com perfeição todos os trejeitos e temperamentos desse pequeno país rasgado pelo Katrina.

É um brilhante road-movie. Mas o roteiro de Erin Dignam excede no estratagema do minimalismo, com diálogos curtos e grande polidez que choca de frente com o naturalismo do filme.

Mas os atores salvam o filme. Há uma dolorosa honestidade em todas as performances que vão além dos sentimentos, endurecidos pela vida e miséria de pessoas que nunca enxergam a solução, mesmo quando ela está bem clara na palma de suas mãos.

Spoiler Rating: 83
LBC Rating: ~

Um comentário:

Unknown disse...

É uma grande história de amor, diferente do que estamos acostumados a Stewart. Eu vi o filme na HBO online e eu gostei ainda mais a paisagem da Louisiana, onde o filme acontece

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru