19.1.08

In Bruges


Quando você pensa que já viu todas as variações possíveis do gênero “hit-man”, aparece o dramaturgo irlandês Martin McDonagh que logo na estréia faz uma combinação audaciosa entre a ingenuidade do velho mundo com a ultraviolência moderna.

Em linhas gerais, entregue por um excelente elenco, o filme brinca com convenções e transcende em maior parte, os limites impostos. Mas a generosa sangria é demasiada para o público ”indie”, enquanto o engenhoso conceito não se paga em circuitos multiplex. Enfim, é um filme difícil de vender.

Depois de uma carnificina em Londres, Ray (Colin Farrell) e Ken (Brendan Gleeson) são enviados para a cidade de Bruges, na Bélgica. Ken é basicamente a babá de Ray, indicado especialmente pelo chefão da máfia - Harry (Ralph Fiennes) – até que as “coisas esfriem”.

O conceito de vândalos “cheios de sentimentos” em fuga para o esplendor medieval de uma das mais velhas cidades da Europa é fruto da inspiração de McDonagh, celebre autor de teatro, conhecido por "The Beauty Queen of Leenane" e "The Lonesome West”.

Quando Ken cai no feitiço de Bruges e torna-se filosófico; Ray encontra diversas maneiras de encontrar problemas... Em um set de filmagem na cidade, ele se encanta com a bela Chloe (Clemence Poesy), que não é a “princesinha” que aparenta ser. E como uma verdadeira oportunista ela encomenda diversas confusões para Ray resolver. Mas o problema fica realmente feio quando surge a ordem da máfia para exterminar Ray. Mesmo sendo um criminoso por toda a vida, isto certamente apresenta um dilema moral a Ken.

McDonagh é muito hábil em fermentar crueldade humana com humor. Como escritor, e agora diretor, ele entende como moldar uma cena de quilometragem máxima e mesmo assim, dar aos seus atores, diálogos ótimos para falarem. De forma inusitada, Gleeson traz uma caracterização adocicada para o papel, enquanto Farrel oscila entre o tipo chocante e simpático. E Fiennes é tão comicamente depravado que está irreconhecível.

IN BRUGES Não é um conto de fadas, tão pouco um inferno de Dante. É apenas a vida de “bad guys” descobrindo o valor da vida.

Spoiler Rating: 78
LBC Rating: ~

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