
O estilo – confiante, esperto, observador – joga você dentro de um brilhante e perturbador filme “noir”. Um filme certo para os cinemas de arte americano e europeu, mesmo que termine um tanto abrupto.
Em clara referência a CREPUSCULO DOS DEUSES, ao utilizar-se de um cadáver – propriamente a vítima – para narrar seu filme, Bornedal conta a historia de Jonas (Anders W. Berthelsen), o distante marido de Mette (Charlotte Fich), que surge na tela, gritando em direção ao público. Por sorte, Julia (Rebecka Hemse) entra na vida de Jonas como uma pancada. Uma péssima pancada de uma mulher distraída, que enquanto ao celular, bate inesperadamente seu carro contra o veiculo de Jonas numa estrada de Copenhagen. Ela bate a cabeça, seu carro capota e acaba em coma no hospital.
Sentindo-se culpado, Jonas espreita para o quarto de Julia, onde seus familiares o recebem como Sebastian, um novo namorado de Julia. Jonas não se esforça para corrigi-los e quando Julia acorda – convenientemente com amnésia e cegueira – ela o aceita também. Acontece que Jonas “convenientemente” trabalha na policia e descobre – convenientemente – que Sebastian está morto.
Então, Jonas assume duas vidas: A sua (confusa e miserável) e a de Sebastian (compulsiva e ardente). Ok, Jonas está em crise de meia idade, tema preferido do cinema dinamarquês, onde o herói, detestando sua vida, muda-a completamente.
A recuperação de Julia é milagrosa e ambos caem num arroubo de paixão ardente. Sua família o adora e - ela esta grávida. Mas aparentemente o filho não é de Jonas, mas de Sebastian (Nikolaj Lie Kaas) que - aparentemente – não está morto...
Bornedal constrói seu suspense de forma ordenada, com uma certa aposta emocional, uma fotografia requintada de Dan Laustsen e uma trilha solo de guitarra de Joachim Holbek. A ironia é que o roteiro descamba sempre para soluções fáceis demais, sem muito compromisso com nada. Tudo é conveniente demais. As reviravoltas são clichê demais. Mas o clímax é genuíno. É um suspense à flor-da-pele. Estiloso, mas ilógico.
Spoiler Rating: 73
LBC Rating: ~
Nenhum comentário:
Postar um comentário