23.11.07

Viagem a Darjeeling


Wes Anderson volta a cantar a canção de uma família de excêntricos como em THE ROYAL TENENBAUMS, narrando a viagem de três irmãos pela Índia em busca da mãe, metida a monja (Anjelica Huston), e tratando de recuperar no caminho a irmandade perdida. Owen Wilson, Adrien Brody e Jason Schwartzman são os três irmãos em questão, cujo ponto em comum é serem ligeiramente calados, paranóicos e pouco dotados para a vida social.

Eles embarcam em um trem ("O Expresso Darjeeling"), carregado de malas que vão perdendo pelo caminho, símbolo desses objetos supérfluos que os impedem de se concentrar em coisas importantes. E assim, despidos de preconceitos, apresentam o caos, a anarquia, a espiritualidade, a oração e a beleza.

Precedendo o filme, é exibido o curta "Hotel Chevalier", também dirigido por Wes Anderson e que traz no elenco Jason Schwartzman e Natalie Portman. O filme é como um prólogo para o longa. Vê-lo não é essencial para entender a história, mas ajuda a compreender detalhes do comportamento do personagem interpretado por Schwartman, que recebe a visita de uma ex-namorada em Paris.

Inventivo, irônico e original, o filme de Anderson é um verdadeiro oásis de bom humor em um festival carregado, até agora, de muitas tragédias humanas. É um choque entre o espírito vibrante e caótico da Índia com o ambiente saturado e claustrófobico do trem. No fim, VIAGEM A DARJEELING é um verdadeiro mosaico de cor e cultura, beleza e genuidade, pobreza e espiritualidade.

Spoiler Rating: 73
LBC Rating: 75

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru