12.10.07

Um Verão para Toda a Vida


UM VERÃO PARA TODA A VIDA, longa-metragem de Rod Hardy, é um drama açucarado com sabor de nostalgia. A história, baseada no livro homônimo de Michael Noonan, é cativante. Mas quase tudo que envolve órfãos, amizade infantil ou férias de verão geralmente o é...A trama, portanto, não corre qualquer risco. Trata-se de um drama de formação bastante convencional, mas competente dentro de suas pretensões.

Conta a história de quatro garotos órfãos que vivem numa instituição católica no interior da Austrália nos anos 60. Daniel Radcliffe (o Harry Potter) vive Maps, o mais velho do grupo, no início da adolescência.

Já perdendo as esperanças de serem adotados, os garotos são mandados para uma pequena cidade do litoral para passar as férias de verão. Lá, eles vão conhecer pessoas e ter novas experiências. Para os três mais novos, será a oportunidade de encontrar um lar que os adote; para Maps, a descoberta é o amor.

Maps conhece uma loira charmosa e assanhada, por quem se apaixona e divide sua primeira experiência sexual. A cena não é lá das mais românticas, nem detalhadas, e pode deixar as fãs do ator com gosto de quero mais.

As belíssimas paisagens do litoral australiano, somadas à uma trilha musical criativa, com bandas da década de 60 como Easybeats, dão charme a este filme de ambições modestas.

Radcliffe está excelente como o ligeiramente perturbado Maps, um adolescente que começa a se distanciar de seus amigos. É ele quem puxa o espectador para dentro do sofrimento desses órfãos. Os outros meninos também exibem performances acima da média, misturando humor e drama na medida certa.

O diretor desliza em algumas passagens, quando aposta em personagens estereotipados - como o velho pescador - e nas visões sobrenaturais que um dos garotos tem da Virgem Maria, levadas à tela com efeitos visuais primários. Na tentativa de dar uma dimensão fantástica à trama, Hardy acaba errando a mão e destoando do clima de nostalgia e paz que reina no resto da fita.

Spoiler Rating: 69
LBC Rating: 40

Por Érico Borgo (Omelete) e Carla Meneghini (Globo)

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru