
.jpg)
A história acontece no verão de 1984. Manu (Johan Libéreau), rapaz de vinte anos, desembarca em Paris em busca de trabalho. Ele divide com a irmã Julie um quarto num pequeno hotel. Enquanto Julie (Julie Depardieu) estuda canto lírico e vive mergulhada na música, Manu sai à noite com freqüência. Certo dia, ele conhece Adrien (Michel Blanc), um médico gay de 50 anos, culto e extrovertido. Os dois compartilham uma alegre amizade e, na companhia de Adrien, Manu descobre um novo estilo de vida. Numa viagem de barco no Mediterrâneo, Adrien apresenta ao rapaz os recém-casados Mehdi (Sami Bouajila) e Sarah (Emmanuelle Béart), que acabam de ter um filho.
Assim temos um grupo de personagens extremamente privilegiados: o casal mencionado, composto pela escritora e seu marido policial, o magnético-jovem-homossexual-perdido-na-vida-doido-por-aventuras-sexuais Manu e o médico Adrian que, após adotar Manu e vê-lo ser vitimado, torna-se o Russell Crowe da brigada de combate ao HIV declarando, como não?, uma guerra.
Téchiné é um especialista nas relações humanas. Seus filmes costumam investir fundo na descoberta das camadas que formam um individuo. A sociedade tem papel fundamental durante a abordagem. Não pelos dogmas, mas sim pela convivência. Através desse olhar, percebe-se que o cotidiano de cada personagem vive em constante interseção com o de outros. Pequenas causalidades determinam os futuros acontecimentos. Sentimentos como o amor, amizade e seus opostos são dissecados para provocar uma reflexão sobre a própria existência.
AS TESTEMUNHAS tem uma responsabilidade muito pesada, muito precisa. Ainda que a realidade, na realidade, seja "realidades" - ou várias perspectivas do real - o testemunho é a perspectiva fundamental, acusadora ou redentora. Testemunhar significa sobreviver para contar, e sobreviver significa ter sido colocado em risco. O testemunho é um aprendizado. Há esse pequeno inferno de concepções cruzadas sangrando no âmago do filme que nos faz retornar ao frenesi com o qual Sarah escrevia o livro que lemos enquanto filme: um escrever irrepreensível, impensado, instintivo e sem revisões provavelmente muito necessárias.
Spoiler Rating: 69
LBC Rating: ~
Por Mário Abbade (Almanaque Virtual) e Bernardo Krivochein (Zeta Filmes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário