12.10.07

A Desconhecida


A narrativa de A DESCONHECIDA (LA SCONOSCIUTA) é cinematográfica. Invoca o cinema, sem sequer mencioná-lo. Invoca aquilo que o cinema tem de mais vulgar, manipulativo, popular e barato, mas com uma certa referência à Hitchcock.

E a alquimia de Giuseppe Tornatore segue num alucinante turbilhão selvagem de elementos mais característicos, numa montanha russa de subida a picos e mergulhos tão extremos que disfarça a disciplina instintiva do diretor.

Sem permitir que o espectador tenha tempo para acomodar-se na sua condição, Tornatore nos atira direto nas misteriosas manipulações da imigrante ucraniana Irena (a espetacular Kseniya Rappoport), que corta através das multidões italianas com precisão cirúrgica. Sabendo exatamente para onde ir e o que tem que fazer, instala-se num apartamento decadente, mas estrategicamente localizado. Esforça-se para conseguir um emprego específico, num lugar específico, com um objetivo específico. Os motivos? Somente ela sabe e é sua incisão que faz o mundo inteiro parar para prestar-lhe atenção, ainda que os interesses finais afetem somente ela mesma.

O efeito causado por essa determinação pessoal é a de que somos mantidos na posição pré-filme o máximo de tempo: Ainda em uma hora de duração, tudo é mistério - os sons, as imagens. Tamanha a autoconfiança de Irene, que se estabelece como um dos personagens mais malignos do cinema dessa década, que nos arranca da condição superiora de espectador, sempre informado de antemão.

Jogando com o bom e mau gosto, o suspense com ares de cinema clássico e cenário europeu deslumbrante é freqüentemente interrompido com seções que narram o romance-comercial-de-margarina entre Irene e um feirante italiano.

E assim, A DESCONHECIDA se utiliza das tradições para romper com as mesmas e, mesmo se a trama se acomoda no mais convencional, a viagem esteve tão repleta da mais eletrizante tensão, obscuridade, violência e surpresas, que faz do seu frescor muito mais satisfatório do que inovações moderninhas de mão pesada.

Spoiler Rating: 94
LBC Rating: 64

Por Bernardo Krivochein (Zeta Filmes)

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