

.jpg)
ALEKSANDRA foi a quarta tentativa de Sokurov de conquistar a Palma de Ouro em Cannes, depois de PAI E FILHO (2003), ARCA RUSSA (2002), TAURUS (2001) e MOLOKH (1999), que levou de Cannes o prêmio de melhor roteiro.
De todas elas, provavelmente a mais lembrada é ARCA RUSSA, um longa-metragem semi-experimental que conseguia reunir passado e presente apesar de ser rodado em apenas um plano-seqüência no Museu do Ermitage, em São Petersburgo. Nada mais longe do estilo de ALEKSANDRA, que narra a visita de uma senhora idosa a seu neto, militar destacado na república separatista da Chechênia, e que trata da ternura e da guerra sem mostrar um só tiro.
O filme tem como principal trunfo a atuação muito humana de Vishnevskaya interpretando uma avó imersa em um ambiente militar rude. Ela estréia como atriz nesse papel, sem contar as filmagens de óperas das quais participou. Galina Vishnevskaya, diva da ópera russa, foi durante 20 anos solista do Teatro Bolshói e durante 52 anos esposa do violoncelista e defensor dos direitos humanos Mstislav Rostropóvitch, morto em abril.
Spoiler Rating: 83
LBC Rating: ~
Da Redação do Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário