UM JOGO DE VIDA E MORTE (SLEUTH) é um remake de prestígio. No original de Joseph Mankiewicz, de 1972, temos um duelo entre o veterano Laurence Olivier e o então jovem Michael Caine. Agora, no filme de Kenneth Branagh, Caine faz o papel do mais velho e Jude Law assume o personagem que era de Caine no filme de Mankiewicz. Como remake, é brilhante, com os diálogos esculpidos a navalha por Harold Pinter.
Mas quem conhece o original não deixa de sentir certa sensação de déjà vu ao longo da sessão. Afinal, aquele sofisticado duelo entre dois homens, um tentando esmagar psicologicamente o outro, já está na peça original de Anthony Shaffer, matriz dos dois filmes.
Michael Caine faz o papel do idoso e excêntrico escritor de policiais Andrew Wyke, que convida o amante de sua mulher, o charmoso ator Milo Tindle (Jude Law), para um encontro em sua casa. Fiel a suas raízes teatrais, o filme é ambientado inteiramente na casa de Wyke. Mas, em lugar de uma casa repleta de cortinas e almofadas floridas, como no original, Pinter optou por um interior ultramoderno com portas acionadas por controles remotos, elevadores internos e câmeras de vigilância onipresentes, intensificando o clima de paranóia.
"A batalha entre dois homens é um conflito primordial de pessoas apaixonantes e inteligentes", disse Branagh, quem Caine definiu como "entre os mais bravos diretores a conduzir os atores".
Branagh faz um trabalho de direção refinado, mas um tanto estiloso a mais, como se precisasse provar, com a escrita da câmera, que não estamos diante de teatro filmado, impressão que acaba por se impor, sem que isso seja necessariamente um mal.
Na coletiva, amplamente dominada pelo charme e humor de Michael Caine, a equipe tentou provar o tempo todo que esse novo SLEUTH era mais do que um remake, turbinado como está pelo texto de Pinter. “Não tenho nada contra revisitar um clássico, mas aqui acho que temos algo mais nessa história da rivalidade sexual entre dois homens”. De fato, a questão homossexual de fundo não aparecia na primeira versão de maneira tão clara como nesta. Mas este ponto a fará tão diferente assim da outra?
Law, que é também um dos produtores do filme, disse que Pinter nunca assistiu ao filme original, mas retrabalhou o roteiro lendo a premiada peça original de Anthony Shaffer, na qual se baseiam as duas adaptações para o cinema.
SLEUTH marca a segunda vez em que Jude Law, 35 anos, segue o mesmo caminho que Caine. Em 2004 ele estrelou ALFIE, remake de COMO CONQUISTAR AS MULHERES, celebrizado por Michael Caine.
O que sobressai nas duas obras é a busca da humilhação do rival, a luta do macho pela fêmea, os ciúmes e a necessidade de demonstrar quem é melhor que o outro.
Spoiler Rating: 81
LBC Rating: ~
Por Silvia Aloisi (Reuters/EFE), Alessandra Magliaro (Agência ANSA) e Luiz Zanin Oricchio (Estado de São Paulo)
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