PETER PAN é o tempo. Hook e o crocodilo também são o tempo, mas em aspectos diferentes do tempo. A fábula em si já pertence ao senso-comum, tendo sido, desde Disney em 1953, várias vezes adaptada para o cinema, tv, teatro, literatura: três irmãos são levados para a Terra do Nunca por um garotinho sem mãe e que nunca cresceu. História para por criança para dormir. Boi também. O que muda é o modo como é contada, que permanece atual. Contada por um narrador ora observador e ora personagem, uma vez que conversa com os outros personagens e com os seus leitores, a história se desenvolve como um grande interlúdio real-fantástico na vida da família Darling. O sobrenome da família dá indicações da sua constituição, assim como o pirata James Hook tem um gancho no lugar de uma das mãos. Os nomes próprios assumem conotações narrativas, como os deuses nos mitos dos cultos religiosos através dos tempos.
Entretanto, a leitura de PETER PAN se faz permeada por essa noção de que além de fábula infantil é também uma reflexão sobre o passar do tempo. A narrativa deixa de ser um mero episódio feliz da infância para ganhar uma dimensão transcendente, além da literalidade que lemos de início. Peter Pan, garoto-que-não-cresce, envelhece enquanto personagem da fábula e passa a ser o tempo estagnado na infância imaginativa e imagética, tal qual o próprio romance, originalmente uma peça de teatro. James Hook é a possibilidade, do ponto de vista infantil – sempre – de crescer e ser obliterado pelas vicissitudes de uma vida de responsabilidades. A sua roupa de pirata lhe concede ares maquiavélicos associados às mesmas supracitadas responsabilidades.
E o crocodilo? O crocodilo é a morte. Ele é o relógio que faz tique-taque e que um dia some ou quebra e termina a história. Seja ela a do Capitão Hook ou a do leitor que se dá conta de que perdeu os jogos de imaginar da infância e mesmo que se empenhe não pode recuperá-los e que o seu envelhecer e subseqüente morte são uma realidade. Nós sempre nos imaginamos eternos, Peter Pan de J. M. Barrie diz que não. Peter Pan mora na Terra do Nunca, onde as crianças não crescem nem ficam mais velhas. Às vezes, durante a infância nos foi permitido visitá-lo, para ouvir suas histórias egocêntricas, e fazer a limpeza de primavera da sua casa entre as fadas.
Spoiler Rating: 83
LBC Rating: ~
Fonte Desconhecida


Nenhum comentário:
Postar um comentário