21.8.07

Penas pra que te quero

A FUGA DAS GALINHAS mostra o ponto de vista do animal em oposição à opressão do homem. O assunto é sério, claro, mas tratado de maneira leve e irônica. O enredo é prova disso. Tudo se passa em uma granja que produz ovos. Para as galinhas, a granja assemelha-se a um campo de concentração. Elas são confinadas em um terreno cercado com arame farpado, dormem em barracões de madeira e dois cães pastores vigiam seus movimentos dia e noite. Submetidas a uma rotina espartana, não podem falhar na produção dos ovos. Se uma delas deixa de botar, o destino é a degola.

Lideradas por Ginger, uma autêntica e adorável guerrilheira da liberdade, as penosas fazem de tudo para tentar fugir. Escalam o arame farpado, inventam disfarces, cavam túneis, mas o destino não as ajuda. Até que um dia aterrissa na granja Rooster, um galo voador, que é logo convertido em ídolo pelas "meninas". Detentor do segredo do vôo, ele irá ensiná-las a arte de bater as asas para que possam sair dali. Na versão original, a voz de Rooster é do astro Mel Gibson.

Ao contrário do que se poderia esperar, o diretor Nick Park não perde o ritmo nunca. Sua história tem tanto timing quanto qualquer um de seus curtas, especialmente o falso documentário "Animal Confort", que lhe valeu o primeiro Oscar de curta animado. Este filme, aliás, inspirou o argumento de A FUGA DAS GALINHAS. Ambientado em um zoológico inglês, o filme traz "depoimentos" de animais que são identificados a diferentes etnias e nacionalidades. Cada um deles fala sobre como se sentem em um clima diferente do que estão acostumados. A onça, por exemplo, é o animal que acaba sendo identificado com o brasileiro.

Spoiler Rating: 85
LBC Rating: ~

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru