25.8.07

Agora ou Nunca

O proletariado nunca foi uma classe desprivilegiada pela cinematografia inglesa. Há no cinema britânico uma tradição proletária, vertente realista que vai da escola documentarista capitaneada, nos anos 30, por John Grierson, ao "free cinema" dos "jovens irados" dos anos 50/60 (os primeiros filmes do trio Karel Reisz, Tony Richardson e Lindsay Anderson).

Se Mike Leigh somou alguma coisa a essa tradição, sua maior contribuição encontra-se, possivelmente, em seu método de direção de atores. O que se sabe é que o diretor trabalha cada ator em separado, construindo a condição emocional e psíquica do personagem a partir dos dados pessoais dos atores. Vem daí talvez a tendência depressiva de seus filmes.

Tendência que, em AGORA OU NUNCA, chega ao paroxismo. Timothy Spall (SEGREDOS E MENTIRAS), de rosto incrivelmente abatido e castigado, faz Phil, um taciturno taxista que já não é o arrimo da família. Sua depressão reflete-se em seus familiares no rosto igualmente abatido da mulher, na timidez soturna da filha e no tédio agressivo do filho. A família, de baixa classe média, mora em um conjunto habitacional suburbano povoado por tipos vulgares e mal-humorados, surtados ou a caminho de (mais) um surto.

É nessa prisão domiciliar que Leigh nos instala. Não há nenhuma saída -os proletários do "free cinema" ainda tinham alguma poesia. Leigh retrata seus personagens como vítimas do meio em que vivem talvez para nos fazer experimentar um pouco dessa condição. O problema de seu naturalismo é que não combina com seu método. A verdade dos atores transcende o papel social em que são encerrados os personagens.

Mas os fins talvez justifiquem os meios: é possível que Leigh só promova a humilhação social dos personagens com o intento de precipitá-los em crise, momento em que as limitações são superadas. Nas cenas de crise, o método de Leigh revela a sua eficácia -"Segredos e Mentiras" já o provava. Não são apenas os personagens que ganham novas dimensões, tomando movimento. É o próprio autor que na crise se revela, ao conseguir finalmente casar a verdade dos personagens com a verdade dos atores

Spoiler Rating: 73
LBC Rating: ~

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru