17.8.07

A Filosofia dos Brinquedos

Logo no começo de TOY STORY 2, o pingüim é confrontado com o que não deixa de ser uma situação trágica para um brinquedo - está sendo feita uma limpeza no quarto de Andy. Todos os bonecos velhos, agora considerados inúteis, são jogados no lixo. O caubói Woody, personagem emblemático - que remete a uma tradição de mocinhos salvadores do mundo no western -, tenta impedir que isso ocorra.

Para salvar o pingüim, termina caindo nas mãos de um colecionador para o qual ele é a peça rara que faltava. Os amigos tentarão recuperá-lo e, assim, monta-se a história de TOY STORY 2, que trata, com engenhosidade, de temas clássicos da cinedramaturgia voltada para a criança e o adolescente - a descoberta do amor, a exaltação dos valores da amizade e da solidariedade. O resultado é encantador. TOY STORY 2 é daquelas animações que transcendem o conceito de filme para crianças. É um filme para todos. Representa um daqueles momentos em que a animação, realmente, vira uma forma adulta de expressão.

TOY STORY 2 renova o anterior - e o aprofunda - com a melhor poesia. Mostra uma confluência curiosa entre mundo "humano" e mundo "fictício" graças, em grande parte, às imagens digitalizadas. Essa junção funciona e faz sobressair certos problemas da identidade contemporânea em crise. Acreditamos ser únicos e, ao invés disso, somos tantos, idênticos uns aos outros, clones sociais - emerge então a angústia do diferenciar, do não desaparecer na massa igualitária.

Acreditamos que os afetos podem ser estáveis, longos, para sempre emerge então a ameaça e o medo da ausência, da perda. Acreditamos que o ninho inicial da infância, a idéia de "lar", baseia-se no princípio de uma fortaleza contra o mundo - emerge então a angústia do despedaçamento familiar.

Acreditamos que nosso passado pessoal é um vivido efêmero, intenso, exclusivo - emerge, então, com a passagem do tempo, a memória que se mumifica, e nos vemos transformados em objeto de "época", de estudo, de colecionador. Com seu falso final feliz, o cotidiano poético de TOY STORY 2 é, na verdade, construído com inquietações do nosso tempo

Spoiler Rating: 100
LBC Rating: ~

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru