16.8.07

O Surfista das Selvas

Com uma animação deslumbrante e ritmo frenético, TARZAN empolga. O desenho do manjado Homem-Macaco consegue envolver espectadores de qualquer idade, mesmo aqueles que conhecem a narrativa até de trás para frente. Sim, o casal Greystoke naufraga nas costas da África, passa a viver numa cabana e acaba morto por um tigre. Seu filho, ainda bebê, sobrevive e é adotado pela gorila Kala, que perdeu o filhote pouco tempo antes. O menino cresce entre os animais e tem de enfrentar dramas existenciais por ser tão diferente de todos. Um dia, vai encontrar na floresta uma expedição que pretende estudar a vida dos gorilas. Entre os integrantes da turma aventureira, a gracinha Jane Porter, por quem Tarzan vai se apaixonar. O drama fica por conta da presença de Clayton, impiedoso caçador que engana Tarzan para que ele indique a localização dos gorilas. Traído, o Homem-Macaco tem de salvar seus amigos peludos e ainda decidir se irá para a Inglaterra com Jane ou se ficará na selva.

A primeira parte do filme ganha mais facilmente o espectador. E não é para menos. O Tarzan versão bebê é fofo até não poder mais. A capacidade dos desenhistas para criar expressões engraçadas e amorosas para o bebê, sua mãe adotiva e seus amigos gorilinhas é inesgotável. Nessa parte inicial, o filme lembra até um clássico animado de Walt Disney, MOGLI. Tarzan aprendendo como sobreviver na selva tem parentesco direto com o aprendizado de Mogli nas mãos do urso Balu e da pantera Baguera.

Quando Tarzan cresce, o filme exibe outra peculiaridade: pela primeira vez no cinema, o herói adota uma postura realmente animalesca. Ele não fica totalmente ereto - algo que só vai aprender quando encontrar os outros de sua espécie. Convivendo com os macacos, Tarzan mantém o corpo apoiado nas articulações, com os joelhos dobrados e os braços virados para o centro do corpo, igualzinho aos animais. Quando o herói sai voando de uma árvore a outra, ele enrola seu corpo num cipó e depois o distende como um elástico, agarrando galhos e outros cipós com as mãos ou os pés. Um legítimo macaco pelado, numa movimentação alucinante pelas árvores.

Numa brincadeira dos animadores, o máximo de "modernidade" permitido a Tarzan é adotar uma pose de surfista ao deslizar pelos troncos. E o cabelão ajuda. TARZAN é feito para arrancar emoções. E arranca mesmo.

Spoiler Rating: 86
LBC Rating: ~

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru