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A fim de enriquecer o visual ilustrativo do filme, Disney requisitou os serviços de um grande ilustrador de cenários do estúdio, o talentoso artista Eyving Earle. Earle fez uma fusão das influências góticas francesas, italianas e renascentistas com seu próprio estilo abstrato de realismo, criando a beleza formal e o desenho estilizado que se vê em A BELA ADORMECIDA. Um dos exemplos desta técnica consistia em desenhar objetos em primeiro plano com a mesma definição com que se desenhava uma árvore ao fundo, a 15km de distância. A influência de Earle também pôde ser sentida no desenho dos personagens, cujo traço era marcadamente vertical e angular, em contraste com os desenhos mais arredondados e suaves das produções de animação anteriores do estúdio.
A BELA ADORMECIDA, uma realização técnica espetacular que se aproveitou de todos os recursos do formato widescreen, foi o primeiro longa-metragem animado a ser filmado em bitola 70mm. Empregando um processo até então inédito, chamado Technirama-70, os artistas Disney foram capazes de criar cenas panorâmicas em um Technicolor reluzente, incluindo uma animação cheia de minúcias de detalhes. A ilusão impressionante de profundidade de campo e dimensão do filme é fruto do casamento dos recursos da câmera de planos múltiplos e do widescreen.
A trilha instrumental de A BELA ADORMECIDA é uma coadjuvante da ação nas telas - a música acentua o apelo emocional da estória, conferindo ainda mais impacto e emoção às cenas de amor entre o príncipe e a princesa, às cenas cômicas das três fadinhas e à cena climática do duelo final entre o príncipe e o dragão. O filme inclui ainda cinco canções retiradas do balé original de Tchaikovsky, que ganharam letras e foram transformadas em temas dos personagens. "Once Upon a Dream" e "I Wonder" são interpretadas por Mary Costa. As demais são "Hail the Princess Aurora", "The Sleeping Beauty Song" e a cômica canção "Skumps", interpretada pelos dois reis.
A BELA ADORMECIDA explora simbolicamente um processo de crescimento e maturação dos adolescentes com o qual se pode explorar também outros valores tão importantes para a realidade dos jovens: As forças do mal e as forças do bem. Crescimento, maturação, responsabilidade, proteção excessiva dos pais que não impedem o rumo dos acontecimentos.
A adolescência é um período de grandes e rápidas mudanças, caracterizada por espaços de completa passividade e letargia, alternando com atividade frenética, até mesmo de comportamento perigoso para "darmos provas" ou para descarga de tensões interiores. Este comportamento do vaivém adolescente encontra expressões em A BELA ADORMECIDA. Numa interpretação contemporânea, por exemplo, o fuso onde ela se pica (a agulha), pode ser considerado como um símbolo de drogas pesadas que podem levar à morte.
Os presentes das fadas na altura do batizado da criança têm como justificação o contraste com a praga da bruxa má: Ao fim de quinze anos a princesa espetará o dedo no fuso de uma roca e morrerá. A última das fadas boas consegue mudar a ameaça de morte em um sono de cem anos. (...) O que pode parecer um período de passividade como a morte, no fim da meninice, não é senão um período de crescimento sossegado e de preparação, do qual a pessoa sairá adulta, pronta para a união sexual, ou seja, a adolescência.
Todos os meticulosos esforços envidados pelo Rei para evitar a praga lançada pela Rainha Malévola falham. Remover todas as rocas do reino não evita o fatídico destino quando a filha chega aos quinze anos, tal como a fada havia profetizado. Sejam quais forem as precauções tomadas pelo pai, quando a filha estiver madura para tal, começará a puberdade. A ausência temporária de ambos os pais, quando isto acontece simboliza a incapacidade deles protegerem os filhos das várias crises de crescimento pelas quais todo o ser humano tem de passar.
Em A BELA ADORMECIDA constatamos que não só ela, mas todo o seu mundo - os seus pais, todos os habitantes do castelo - retornam à vida no momento em que ela retorna. Se formos insensíveis ao mundo, este deixa de existir para nós. Quando a Bela Adormecida entrou no sono, também o mundo adormeceu para ela.
Spoiler Rating: 83
LBC Rating: ~
Por Marc Eliot (O Príncipe Sómbrio de Hollywood)
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