22.8.07

O Últimato Bourne

O grande drama de Jason Bourne, em "O Ultimato Bourne", é a contradição que há nessa sua correria: ele é perseguido por todos ao mesmo tempo em que está atrás de algo. E o que busca, no caso, é seu passado, algo bastante penoso para alguém cuja memória foi borrada por uma amnésia.

É uma busca, portanto, bastante difícil, e também dramática, pois o mundo que o diretor Paul Greengrass apresenta na tela é o do inesperado, com acontecimentos em ritmo alucinante, puro caos. Um mundo semelhante, aliás, ao de VÔO UNITED 93, e não é por menos que a aflição dos passageiros e controladores de vôo desse filme muito lembra a ansiedade de Bourne e de seus perseguidores da CIA.

Essa grave situação, digna do mais tenso thriller dos tempos de Guerra Fria, é muito bem traduzida em imagens neste O ULTIMATO BOURNE. O casamento dos movimentos de câmera (na mão, e bem atenta, dando zoom no que interessa), trilha incidental (modulada de acordo com o clima no qual a história está) e a montagem (respeitando harmonicamente os deslocamentos, mas bem estilhaçada, selvagem, como é a missão pessoal do herói) é algo acima da média do que é realizado hoje no cinema de ação mundial.

Mas não é bem essa dramaturgia visual quem dá a identidade do filme. É a fidelidade da câmera a seu protagonista, Bourne. Assim como ele, a lente vai até a raiz das coisas, arrebentando-se contra carros, tremendo em desespero entre rua e outra, correndo, mas sempre atenta ao que de fato interessa na cena.

A imagem e Bourne são uma única coisa. E imagem é a grande identidade da arte cinematográfica.

Spoiler Rating: 89
LBC Rating: 75

Por Paulo Santos Lima - Folha de São Paulo

Um comentário:

Signos disse...

Esse cartaz do Ultimato é bem simbólico, o Bourne de costas para nós, o mundo à frente, o que está atrás dele é um passado que ele não tem mais... texto legal, poderia ser maior, mas deve ter sido extraído do jornal, certo? Gostei do blog tbm, anotei para add aos favoritos do meu mais tarde... não entendi essas cotações ae em baixo... O Spoiler rating é a nota do blog dado ao filme? Se for, pq em alguns filmes tem só um ~? E LBC? Flw...

[www.metaplano.blogger.com.br]

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru