5.2.08

Se Meu Apartamento Falasse


Ao mesmo tempo comedia de situações e sátira social, foi o ultimo filme em preto e branco a ganhar o Oscar de Melhor Filme, até 1993, quando Steven Spielberg produziu e dirigiu A LISTA DE SCHINDLER.

É a historia de um jovem e solitário executivo de segundo escalão de uma grande companhia nova-iorquina, C.C. "Bud" Baxter (Jack Lemmon), que empresta seu apartamento de solteiro a superiores casados, para encontros mais seguros e confortáveis com suas amantes. Em troca, prometem-lhe uma futura promoção que eles garantem conseguir com o chefão Jeff D. Sheldrake (Fred MacMurray).

Baxter já esta quase desistindo dessas promessas e, agora, só pensa em conseguir marcar um encontro com a atraente ascensorista da firma, Fran Kubelik (Shirley MacLaine), por quem esta apaixonado.

De repente, porém, sai a promoção. O rapaz é transferido para uma sala só dele, com secretaria particular e sala só dele. Mas, certa noite, Baxter encontra Fran inconsciente em seu apartamento. Descobre, então, que ela é amante de Sheldrake. E tinha tentando o suicídio porque ele se recusava a deixar a mulher.

Como em todos os filmes em que foram parceiros de roteiro, Wilder e Diamond optam por um sinal moralista, nessa fabula sobre personagens imorais. Os velhos valores se reafirmam, depois que Fran é tratada com carinho por Baxter e descobre o verdadeiro amor. E ele pede demissão da companhia.

O filme encara as fraquezas humanas com humor e compreensão. Os jovens e excelentes protagonistas se completam. Ela, comovente e vulnerável, ele, patético e engraçado, como na chapliniana cena em que usa uma raquete de tênis como escorredor de espaguete.

Spoiler Rating: 83
LBC Rating: ~

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru