6.2.08

Patton: Rebelde ou Herói?


Biografia do general americano George Patton, uma figura polêmica que foi um dos responsáveis pelo sucesso da invasão da Europa, vencendo os nazistas. Mas teve problemas ao esbofetear um soldado...

Embora seja lembrado hoje em dia mais porque George C. Scott recusou o Oscar de Melhor Ator que ganhou pela fita (afirmando não acreditar em prêmios), este é um dos melhores filmes de guerra já realizados, vencedor de outros 6 Oscars (Filme, Diretor, Roteiro Original - de Francis Ford Coppola e Dmund North -, Direção de Arte, Montagem e Som), a capinha do DVD fala erroneamente em 8! Feita em plena guerra do Vietnã, é um caso único de uma fita que agradou aos pacifistas tanto quanto os belicosos (no documentário que o acompanha, Oliver Stone chega a acusar o filme de ter influenciado o Presidente Nixon a invadir o Camboja, provocando assim o massacre do Khmer Vermelho). Sua intenção fica bem clara no título nacional (que é uma pergunta), já que o roteiro pinta um retrato humano, cheio de contradições de uma figura notável, cheia de defeitos e qualidades, um lider nato (que cometeu muitos erros).

É famoso também por sua incrível cena de abertura onde ele faz um discurso saindo de uma bandeira americana - de backgound - e dizendo que "nenhum bastardo ganhou uma guerra morrendo pelo seu país, mas fazendo os outros bastardos morrerem". A fita não teria funcionado não fosse a interpretação impressionante de Scott no papel título. Ma stambém é um belo trabalho do diretor Schaffner que também fez PLANETA DOS MACACOS, mas hoje está esquescido. Produção cara com 72 locações, rodado na Espanha.

Spoiler Rating: 81
LBC Rating: ~

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru