2.2.08

O Grande Motim


Baseado numa trilogia publicada em 1932: "Mutiny on the Bounty", "Men Against the Sea" e "Pitcairn Island"', O GRANDE MOTIM concentra-se, principalmente nos dois primeiros. É sobre uma viagem que realmente aconteceu, do navio HMS Bounty, que partiu da Inglaterra no dia 23 de dezembro de 1787, comandado por William Bligh, com 46 pessoas a bordo, e ordens para transportar mudas de fruta-pão do Taiti para as Índias Ocidentais. No dia 28 de abril de 1789, o imediato Tenente Fletcher Christian liderou um motim que teve, como ultima conseqüência, a humanização do código disciplinar da Marinha britânica.

Pela primeira vez, a fotografia não era feita com miniaturas dentro de banheiras, e risco de aparecerem torneiras ao fundo, como chegou a acontecer algumas vezes. Construiu-se uma replica perfeita do Bounty, e dois meses levaram as filmagens nos mares do sul, com muitos prejuízos por causa do mau tempo. A produção acabou custando perto de dois milhões de dólares, bem acima da media da época.

Curiosamente, com 3 indicações na categoria de Melhor Ator, nenhum dos três foi o vencedor. A grande interpretação de Charles Laughton, inclusive, fez, do Capitão Bligh, um dos mais odiados vilões do cinema. Ficou famosa a cena em que ele manda chicotear um marinheiro, mesmo depois de morto, para fazer prevalecer sua autoridade. Na realidade, Laughton tinha horror ao mar e enjoou durante toda a filmagem. Gable teve que raspar seu tradicional bigode porque não era permitido usá-lo na marinha britânica, na época em que se passa a historia. Dois atores, mais tarde famosos, fizeram parte do elenco, em pequenas pontas: David Niven e James Cagney.

A Paramount não liberou Cary Grant para o papel que acabou interpretado por Franchot Tone. E Wallace Beery recusou o de Bligh porque não gostava de Gable.

Spoiler Rating: 79
LBC Rating: ~

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru