8.2.08

A Lista de Schindler


Spielberg parece ter realizado seu maior sonho com este maravilhoso A LISTA DE SCHINDLER. Não porque seja seu filme mais sério (ele já havia experimentado outro gênero senão a aventura com A COR PÚRPURA, por exemplo, filme que recebeu onze indicações ao Oscar e injustamente não recebeu nenhum). É porque se trata de um drama da qual conhece bem a história e finalmente conquistou a conservadora Academia de Hollywood.

O filme é baseado na biografia de Oskar Schindler (escrito por Thomas Keneally), um polonês que durante a Segunda Guerra Mundial salvou a vida de mais de mil judeus, empregando-os em sua fábrica, evitando assim que eles fossem para os campos de concentração de Hitler. Spielberg realizou sua obra-prima. Do roteiro à direção, a interpretação do elenco, da excelente fotografia em preto-e-branco à trilha musical, tudo é perfeito.

O filme conquistou sete dos doze Oscars a que concorreu, incluindo direção (o primeiro de Spielberg), filme, roteiro (Steven Zaillian) e fotografia (Janusz Kaminski).

Mas é um filme sobre o Holocausto. E nas ruínas da pior história do século XX, Spileberg não encontrou um final feliz, mas ao menos a afirmação de que é possível resistir ao mal e até vencê-lo. O filme começa com uma lista de judeus que estão sendo confinados num gueto. Termina com uma lista dos que conseguiram se salvar. A lista é um bem absoluto. A lista é vida. Tudo à sua volta é aterrorizador...

Spoiler Rating: 93
LBC Rating: ~

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru