4.2.08

Ben-Hur


Durante muito tempo a superprodução da Metro BEN-HUR foi campeã absoluta em prêmios da academia, recebendo onze Oscars. TITANIC de 1997, dirigido por James Cameron e SENHOR DOS ANÉIS: O RETORNO DO REI, de Peter Jackson, empataram com o clássico, quase 40 anos depois.

Estão incluídos na lista melhor filme, diretor e ator, para Charlton Heston no papel de Judá Ben-Hur. Ele é um rico judeu que vive na Jerusalém do início da Era Cristã. Preocupado em evitar o domínio de Roma, acaba se unindo a seus compatriotas mas cria inimizade com o romano Messala.

Hollywood sempre apostou nos épicos religiosos como esse. E BEN-HUR, um enorme sucesso na época, inaugurou o gênero aventura nos moldes que conhecemos hoje.

Uma das sequências mais famosas é a da corrida de bigas, onde também apresenta uma série de novas técnicas em efeitos especiais. Na corrida, boa parte da platéia que se vê foi criada em maquetes e sobreposição de imagens. O resultado é impressionante. São 15 minutos excepcionais e ainda não superados. As belas imagens e enquadramentos, além da direção de Wyler, naturalmente, se devem à excelente fotografia de Robert Surtees (também levou o Oscar).

Spoiler Rating: 82
LBC Rating: ~

Um comentário:

Alex Gonçalves disse...

"Ben-Hur" é um filme formidável, talvez o melhor épico existente! Foi justo este recorde de prêmios e, realmente, é antológica a eletrizante seqüência da corrida de bigas. Outra coisa incrível em seu roteiro é a questão da fé que guia o personagem de Charlton Heston, que, naturalmente, dá ainda mais força para o filme.

Tenha um ótimo feriado!

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru