20.1.08

Frozen River


A pratica de contrabando ilegal entre a reserva indígena de Mohawk e Nova York é real; Os personagens não são, mas poderiam ser. FROZEN RIVER flerta com uma verdade que inconscientemente é parcial, mas não ilegítima.

Melissa Leo é Ray, uma mãe de dois filhos que luta por manter a família unida num restrito trailer. Seu marido fugiu uma semana antes do natal depois e perder as economias da família. O dinheiro era reservado para a compra de uma casa. Mas agora ela mal consegue suprir o jantar de seus filhos, T.J. (Charlie McDermott) e Rickey (James Reilly).

No fim, sem muita esperança, ela acaba se envolvendo com Lila Littlewolf (Misty Upham), uma contrabandista. Inicialmente, as duas mulheres não gostam – ou confiam – uma da outra. Muito comum no relacionamento entre brancos e nativos. Mas Lilá tem um sonho também: Ela quer reaver seu filho, cuja avó tirou sua guarda.

Para fazer o contrabando, Ray e Lila têm que negociar com clientes agressivos. E o trabalho exige transportar pessoas, a maioria chineses, pelo rio congelado St. Lawrence que vêem do Canadá. É um lugar inóspito, onde qualquer coisa pode acontecer. Os riscos são grandes e o pagamento é modesto.

A performance de Melissa Leo dá ao filme uma intensidade que jamais teria sem ela. Despida de pretensão e vaidade. Sua expressão realça dor, sofrimento e esperança. O final parece forçado, mas como disse no começo, é realmente difícil ficar imparcial diante dessa historia.

Spoiler Rating: 79
LBC Rating: ~

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru