6.12.07

Conduta de Risco



CONDUTA DE RISCO é o nome do filme do estreante Tony Gilroy. O diretor americano, de Nova York, pode não ser conhecido, apesar de ter escrito os roteiros dos três sucessos da série “Bourne”. Mas seu ator George Clooney, melhor a cada filme, todos conhecem. Coisas do star system...

Desta vez Tony Gilroy escreve e caprichou no roteiro do próprio filme. Americano quando quer mostrar cultura no cinema, faz homenagem aos seus filmes B, às produções baratas dos anos 40 e 50 que depois foram cultuados pelos franceses, batizados e reunidos sob a chancela de "film noir". Um dos ícones dos filmes "noir" era o fabuloso Humphrey Bogart, um ator que pensava em cena e fazia o espectador pensar com ele nem que fosse para resolver a charada de um crime banal. George Clooney, como um Humphrey Bogart repete o mito e sustenta o mistério de QUESTÃO DE HONRA até a cena final do filme.

CONDUTA DE RISCO fala de corrupção em uma grande corporação agroquímica. Como ninguém faz corrupção sozinho, a corporação conta com uma sofisticada rede de conivências. Menos de um advogado em crise, que cruza o caminho de seus interesses milionários. O advogado é escalado para abafar o aparente acesso de loucura de um ex-dirigente da corporação, mas com ele percorremos tortuosos caminhos fragmentados por uma bela narrativa em flashbacks. O filme é bom. Principalmente porque você sai dele e a vontade que dá é continuar o prazer com um velho filme ‘noir’ original, com ou sem Bogart.

Spoiler Rating: 88
LBC Rating: 66

Por Leon Cakoff (Mostra SP)

2 comentários:

Kamila disse...

Para variar, "Conduta de Risco" nem chegou por aqui.

Anônimo disse...

Esqueci de comentar que esse é de longe um dos meus filmes favoritos desse ano, foi incrível a forma como fiquei completamente surpreendido com sua trama. Grande destaque para as atuações - o trio principal deve ser o meu preferido de 2007 em suas respectivas categorias, além de melhor elenco.

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru