9.12.07

Encantada

Em ENCANTADA, o mundo do "faz de conta" invade a realidade sóbria de Nova York, num filme em live-action/animação muito hábil nas suas pretensões: Encantar o público com uma boa estória, repleta de romance e aventura, encontros e desencontros.

O filme de Kevin Lima, que trabalhou em ambos os formatos (O TARZAN animado e o live-action de 102 DÁLMATAS), tem momentos de hilária inspiração. Entretanto, um humor mais jovem que pode testar tanto a paciência dos pais, como a capacidade de concentração dos pequenos.

O filme começa no mundo animado da Disney da década de 30, o mundo de BRANCA DE NEVE e BELA ADORMECIDA, onde uma bela jovem de nome Giselle (uma alegre Amy Adams) vive na floresta em companhia de seus bons animais, cantando canções de Alan Menken e Stepheb Schwartz enquanto espera o beijo de amor verdadeiro. O Príncipe Edward (James Marsden) lhe entrega seu beijo, justamente depois de resgatá-la de um ogro, e ambos, felizes, marcam o casamento para o dia seguinte. Mas a malvada madrasta do príncipe, Rainha Narissa (Susan Sarandon), ansiosa por não perder seu trono, empurra Giselle em um poço bem fundo, muito fundo, aliás, para um lugar onde não existe “feliz para sempre". Um lugar chamado Manhattan.

Saindo por um bueiro na Times Square, a jovem se encontra totalmente perdida. E, eventualmente encontra Robert (Patrick Dempsey), um advogado de divórcio e certamente nem um pouco feliz, e sua filha, Morgan, que é deleitada com a possibilidade de ter uma princesa no agregado familiar. Para resgatar Giselle, aparece o príncipe Edward, seu dúbio empregado (Timothy Spall), e o melhor amigo de Giselle, um esquilo que perde o "dom" da fala nesse novo mundo. Todos agora em live-action.

E a animação invade o filme em duas seqüências memoráveis: Quando Giselle invoca seus amigos animais para fazerem "uma faxina" no apartamento de Robert, e como estão na "vida selvagem" de Nova York, imaginem quem "atende" o convite...Moscas, ratos, pombos e baratas - Ótimos faxineiros! E quando Giselle embaraça Robert numa agradável seqüência musical no Central Park.

Enfim, é um retorno digno do estúdio Disney no que ele sabe fazer melhor: Uma diversão familiar, com excelente argumento, alegre e vistoso, com grandes musicais. Muitos atores ao tentarem ser naturais tornam-se caricatos. E aqui ocorre exatamente ao contrário: Amy Adams e James Marsden sendo caricatos, tornam-se tão naturais que fica impossível não embarcar nesse belo conto de fadas.

Spoiler Rating: 87
LBC Rating: 64

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru