26.12.07

Closer - Perto Demais

Aos 73 anos, Mike Nichols possui um currículo - com êxitos no teatro, cinema e televisão - que faz dele um dos cineastas de maior prestígio em Hollywood. Nichols recebeu o Oscar de direção em 1967 por A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM (THE GRADUATE), um filme considerado um dos melhores de toda a história do cinema americano.

CLOSER, que Nichols adaptou da peça de Patrick Marber Closer, trata de relacionamentos e é muito dialogado, o que, de certa forma, o aproxima de ANTES DO PÔR DO SOL, o belo filme de Richard Linklater com Ethan Hawke e Julie Delpy.

"O filme oferece quatro grandes papéis a atores talentosos, o que sempre desperta a atenção de intérpretes inteligentes", diz Nichols. "É basicamente uma história de amor. É sobre muitas outras coisas mais - o ciúme sexual, as mentiras que contamos para nós mesmos e nas quais terminamos por acreditar, a maneira como as pessoas tentam se encontrar usando os outros".

Um homem é atraído por uma mulher que vê na rua. Ela sofre um acidente. O amor é um acidente. Forma-se um casal e logo há outro. Os casais se trocam. O homem que parece forte e sedutor é o mais fraco. As coisas raramente são o que parecem ser. Alice é a personagem que sofre o acidente. Dan a leva ao hospital. E o outro casal é formado por Anna e Larry. Os intérpretes são Natalie Portman, Jude Law, Julia Roberts e Clive Owen. E o elenco está perfeito.

Mas o filme não teria dado certo não fosse a mão segura de Mike Nichols, que conduz todos com total precisão, sem exceções. Entretanto a melhor figura do filme é Natalie Portman, sedutora, atraente, ambígüa, criando uma personagem tão interessante que foi indicada ao Oscar de atriz coadjuvante.

Vale a pena conhecer CLOSER, mas não espere um filme de Meg Ryan e Tom Hanks.

Spoiler Rating: 89
LBC Rating: ~

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru