10.10.07

O Preço da Coragem


Interpretar Mariane Pearl, mulher do jornalista do "The Wall Street Journal" Daniel Pearl, provavelmente foi o maior desafio da carreira de Angelina Jolie até hoje. O repórter foi seqüestrado e decapitado por militantes islâmicos em 2002.

O PREÇO DA CORAGEM teve pré-estréia em Cannes e se tornou um dos filmes mais comentados do festival. O filme une Jolie a seu parceiro Brad Pitt, que foi o produtor, e tem direção do britânico Michael Winterbottom, cujos trabalhos anteriores incluem CAMINHO PARA GUANTÁNAMO e NOVE CANÇÕES.

Baseado no livro de Mariane Pearl, "Coração Valoroso - A Vida e Morte de Meu Marido Daniel Pearl", a história narra os acontecimentos que precederam e seguiram a morte de Daniel, quando ela estava grávida de aproximadamente seis meses, levando o espectador para as ruas agitadas da cidade portuária de Karachi, no Paquistão, onde Daniel foi capturado, embora as cenas com Angelina Jolie tenham sido rodadas de fato na Índia.

O que se vê na tela é um retrato de caos e confusão: Mariane, a inteligência paquistanesa, funcionários do consulado dos EUA e os colegas de Daniel no jornal procuram sem sucesso localizá-lo com pistas de e-mails, celulares e trabalho de investigação policial convencional.

Eles enfrentam não apenas um grupo de seqüestradores impiedosos e profissionais, mas também os preconceitos presentes na sociedade paquistanesa, que levam algumas pessoas a especular que Pearl teria trabalhado para a inteligência dos EUA ou Israel ou que a Índia fosse responsável pelo seqüestro.

Jolie disse que ficou nervosa tentando captar corretamente a personagem de Mariane, mas que o filme possui uma mensagem que supera sua narrativa contundente e final arrasador.

"Para mim, a razão pela qual este filme é tão importante é que duvido que haja alguém aqui presente que tenha mais motivos que Mariane para nutrir ódio -- mas ela não o faz", disse a atriz. "Mariane é uma pessoa com compaixão, reflexiva, que busca no diálogo uma maneira de mudar as situações e melhorar as coisas. Acho que isso é uma lição para todos nós."

Jolie disse que o fato de ser mãe de uma criança pequena a ajudou a compreender o que a jornalista francesa passou. "Muitas pessoas conhecem essa história mas se esquecem de que Mariane estava grávida de cinco meses e meio na época", disse a atriz.

O filho de Mariane e Daniel, Adam, nasceu após a morte do pai, e Mariane dedicou seu livro a ele para que possa saber que seu pai foi "um herói comum com um coração valoroso".

Mariane evitou falar de seus sentimentos com detalhes, mas disse estar grata pelo fato de que Jolie, que se tornou sua amiga, tenha representado seu papel.

Dona de um dos rostos mais famosos do mundo e assediada por fotógrafos em todo lugar para onde vai, Angelina Jolie disse que durante a produção do filme também aprendeu a sentir mais respeito por jornalistas.

Spoiler Rating: 88
LBC Rating: 58

Por Mike Collett-White - Reuters

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru