9.9.07

Onde os Fracos Não Têm Vez


A fronteira entre Estados Unidos e México é, ao mesmo tempo, protagonista e cenário do violento ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ, novo longa-metragem dos irmãos Coen, com interpretações de Tommy Lee Jones e do espanhol Javier Bardem.

No filme, a beleza rude dos cenários só é superada em intensidade pela violência incontida da sociedade que pinta.

As paisagens infinitas são as de um western, mas atualmente, na fronteira entre México e Estados Unidos, não existem mais cowboys e o galope dos ladrões de cavalo foi substituído pelos veículos dos traficantes de droga.

Baseado em um romance de Corman McCarthy, o filme começa com a descoberta feita por um caçador em uma área deserta: várias caminhonetes com marcas de tiros, vários corpos e uma mala com dinheiro.

Llewelyn Moss (Josh Brolin) se apodera dos dois milhões de dólares da mala e sua vida de texano comum passa a ser afetada pela violência, perseguido por mafiosos e por Anton Chigurh (Javier Bardem), um assassino brutal e desequilibrado que decide o destino de suas vítimas no cara ou coroa.

O xerife Bel (Tommy Lee Jones), um homem apegado aos valores do passado, assiste impotente à intensa violência, que contempla com o mesmo pessimismo filosófico com o qual acompanha a transformação da sociedade herdada de seus pais em um mundo no qual se sente deslocado.

O trio principal de atores formado por Tommy Lee Jones, Josh Brolin e Javier Bardem serve de ferramenta perfeita aos irmãos Coen para estabelecer o perímetro de um país sem espaço para os homens da velha guarda: nem terra de aventuras, nem área para preservar os valores de honra ou liberdade do passado, apenas uma sociedade sem princípios, na qual ninguém escapa da violência.

No entanto, como já é sua marca registrada, os irmãos Coen conseguiram injetar uma boa dose de humor negro nesta narrativa dramática e desesperançada.

Um humor presente no romance que inspirou o filme. "Nós tentamos respeitar seu espírito na adaptação", declarou Ethan Coen.

Javier Bardem afirmou que interpretar seu personagem foi difícil. "Eu encarno a violência. Meu personagem não tem mais sentido que o de proporcionar dor", disse.

"Javier era perfeito para o papel: não fala bem inglês, detesta armas e não se droga", brincou Joel Coen.

Spoiler Rating: 90
LBC Rating: ~

Um comentário:

Pedro Henrique Gomes disse...

Onde os Fracos Não Têm Vez é a minha torcida no Oscar, mas acho difícil levar, diante da majoridade de Desejo e Reparação. Tendo ainda Sangue Negro logo atrás. Voltando ao filme, Javier Bardem está à beira da perfeição, demais e os irmãos Coen devem levar a estatueta para casa.

Abraço!!!

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru