


O tão humilde quanto soberbo 4 LUNI, 3 SAPTAMINI SI 2 ZILE, do romeno Cristian Mungiu, reflete o lado obscuro da alma humana. Com um estilo sóbrio no qual não sobra nem falta um só plano, o filme é capaz de, a partir de uma trama mínima e que transcorre em só um dia, saber apresentar o melhor e o pior da alma humana com magistral talento. Para isso, o filme, ambientado na Romênia comunista do fim dos anos 1980, conta com um elenco no qual se destacam Anamaria Marinca, Laura Vasiliu, Vlad Ivanov e Alex Potocean. Os quatro, mas com claro destaque para Marinca, apresentam uma história sobre um tema polêmico - o aborto clandestino - que é mostrado com toda dureza, o que fez muitos críticos e jornalistas se revolverem nos assentos.
Os quatro meses, três semanas e dois dias referidos no título referem-se ao período de gravidez de uma mulher jovem que vai realizar um aborto. Existem duas maneiras de encarar este filme - se o Vaticano fizesse sua distribuição, ou se Bento XVI o visse, seria a prova de que o aborto é uma abominação que condena quem o faz ao inferno (na Terra, não após a morte). Do outro lado, o filme poderia muito bem servir como peça num processo pró-legalização. O aborto clandestino é tanto mais sinistro porque o aborteiro é um homem que estupra a dupla de protagonistas femininas - a mulher que vai abortar e sua amiga, cujo olhar conduz o drama.
A dureza de muitas imagens, não aptas para estômagos delicados, são acompanhadas com uma realização impecável, com câmera no ombro, na qual o diretor de fotografia Oleg Mutu usa com habilidade não só os interiores frios, mas os exteriores escuros.
O filme, em resumo, na qual Mungiu, jornalista e ex-professor que estreou como diretor com OCCIDENT (2002), dá esperança ao cinema da Romênia, embora o país "esteja totalmente fora do 'star system'", como ele mesmo reconheceu hoje.
Sobre a dureza de algumas imagens, Mungiu disse que eram importantes porque o filme "não é sobre uma situação, mas sobre as emoções em geral e as conseqüências das decisões tomadas, e era preciso mostrá-las", explicou.
O filme também deixa aparentemente soltos alguns detalhes, porque ele "acaba, mas a história continua, porque é uma parte da vida", ressaltou Mungiu.
Spoiler Rating: 79
LBC Rating: ~
Por Eliseo García Nieto (Agência EFE) e Luis Carlos Merten (Estado de São Paulo)


Nenhum comentário:
Postar um comentário