11.9.07

Do Outro Lado


THE EDGE OF HEAVEN ("O Outro Lado do Paraíso") é o segundo título da trilogia iniciada com CONTRA A PAREDE, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim, em 2004. Enquanto o tema do primeiro filme era o amor, "visto não só no sentido da relação romântica, mas como sentimento de humanidade", como explica Fatih Akin, o novo longa trata da morte. O terceiro deverá abordar "o mal".

Dos seis protagonistas do filme, dois morrem, e o espectador sabe de antemão quais, porque o destino deles é anunciado num letreiro introdutório aos dois grandes "capítulos" em que o filme se divide.

A primeira parte do longa se passa na Alemanha e se concentra na história de um professor de literatura cujo pai, viúvo e idoso, decide se casar com uma imigrante que se tornou prostituta. Os três são de origem turca.

O foco seguinte, ambientado na Turquia, mostra as trajetórias da filha da prostituta -uma jovem ativista que vai presa sob acusação de terrorismo-, de sua namorada alemã, que se muda para Istambul para tentar ajudá-la, e da mãe desta última, interpretada pela atriz Hanna Schygulla.

"O que me atrai nesse roteiro é que os personagens que têm que digerir a morte do outro não ficam paralisados pela dor, mas seguem em frente, levando consigo os sonhos de quem se foi. Achei isso bonito, como um discurso contra a impotência", disse Schygulla.

A atriz diz que "a idéia de que vivemos rodeados não só pelos vivos mas também pelos mortos, que combina com Fassbinder, é rara num diretor tão jovem". Segundo Akin, "todos os personagens são partes" dele e de sua história.

A personagem ativista leva à trama o debate atual sobre o ingresso da Turquia na União Européia, como parte do cenário de conflitos político-econômicos do mundo globalizado. O impasse entre a Turquia e a União Européia foi citado pelo escritor turco Orhan Pamuk, vencedor do Nobel de literatura e membro do júri de Cannes, como uma questão que o deixa "triste e com raiva".

Para Akin, o êxito em Berlim, que fez dele um destaque da geração apontada como responsável pelo renascimento do cinema alemão, "abriu muitas portas, como a de Cannes, mas trouxe junto muita pressão".

O diretor diz estar consciente de que "havia a expectativa de que esse filme avançasse em relação ao anterior". E Cannes acolheu "Auf Der Anderen Seite" como o filme de seis personagens e um autor.

Akin faz um filme de enorme coração, analisando as relações íntimas que unem alemães e turcos. Não deixa de ser maravilhoso observar que, num país tão marcado historicamente pelo ódio às diferenças, surja um filme feito por um imigrante turco que relate uma Alemanha tão mãe.

Spoiler Rating: 87
LBC Rating: ~

Por Silvana Arantes (Folha de São Paulo) e Kléber Mendonça Filho (JC)

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru