21.8.07

O Bicho-Papão

O bicho-papão virou herói: SHREK, o anticonto de fadas que narra a saga de um rabugento ogro, cuja vida é invadida por personagens de fábula, foi o segundo desenho animado da história (o primeiro foi PETER PAN, em 1953) a concorrer à prestigiosa Palma de Ouro do Festival de Cannes. De quebra, foi o primeiro a arrematar um Oscar de Longa de Animação.

Começa com um festival de escatologia, enquanto Shrek faz sua "toalete" matinal. Mas logo, estará às voltas com lorde Farquadd enquanto os sete anões, o Lobo Mau, Pinóquio, os três porquinhos e o resto da turma estão acampados, como sem-terra, no seu adorado pântano. Acompanhado do burro falante, um capítulo à parte, eles são convencidos pelo príncipe a resgatar a princesa prisioneira de um dragão. É o pretexto para que os parques temáticos da Disney sejam ridicularizados, assim como os programas de auditório, os shows de luta-livre, os contos de fada, o amor, a raça humana, o que você quiser.

Tudo de rolar de rir: Tem do Lobo Mau vestido de vovozinha à princesa lutando com Robin Hood a la "Matrix", com câmera congelada, artes marciais e tudo o mais. No final, quando Shrek termina ficando com a princesa, que vira gordinha depois de quebrado o encanto, e não o contrário, o burro ataca de Monkeys, cantando "I'm a Believer".

Enfim, um desenho politicamente incorreto. Shrek é irresistível - ainda mais na voz de Bussunda, que fez a dublagem -, mas se você pensar bem vai ver que ele também é repulsivo e não apenas por ser feio. Shrek poderia ser feio e limpinho. Não é. Come todo tipo de porcaria, faz velas com a cera que tira do ouvido. Arrrggghhh... Vai ser nojento assim no reino da fantasia. Mas o que encanta em SHREK é a história e a brincadeira com os contos de fadas. E ainda tem moral... Segundo o próprio personagem principal: as coisas são mais do que aparentam!

Spoiler Rating: 94
LBC Rating: ~

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru