21.8.07

Legumes e Defuntos

A animação por computador é rica de muitos recursos e chega a resultados excelentes. Inventivos, irresistíveis, SHREK e TOY STORY foram concebidos graças a essas técnicas. Mas aquelas epidermes, que têm a textura do plástico e as cores dos chicletes de bola, são unidas, lisas, artificiais, com alguma coisa de homogêneo demais, de simplificado, de esquisito. É compreensível que permaneça, em alguns criadores, uma nostalgia pelos modos artesanais dos desenhos animados.

Os longa-metragens WALLACE E GROMIT: A BATALHA DOS VEGETAIS e A NOIVA CADÁVER voltam-se para o velho método do "stopmotion". São bonequinhos filmados em cenários miniatura, imagem por imagem. Nick Park e Steve Box criaram "Wallace e Gromit". Amorosos da materialidade manual, deixaram marcas de suas impressões digitais na massa com a qual modelam seus personagens.

Esses desenhos põem em cena um mundo antigo. Tim Burton inventa um neogótico vitoriano, com mansões assustadoras, arcos em ogiva e florestas noturnas cheias de corvos. Wallace e seu cão Gromit se deslocam numa Inglaterra nada moderna, em meio a "gentlemen farmers", "ladies" apaixonadas por jardinagem e toda uma população de aldeia que se prepara para o concurso anual do maior legume. É um humor alimentado pelo "nonsense" puramente inglês, cultivado pelo menos desde os tempos de Gilbert & Sullivan, no século 19, e que atingiu seu apogeu nas formidáveis maluquices de Monty Python.

Em WALLACE E GROMIT, o velho lobisomem vem substituído por um "coelhosomem" grandão. À ironia sobre o filme de terror acrescenta-se uma poética da bricolagem mecânica em cadeia (bem presente também em alguns filmes de Tim Burton), gênero "invenção do professor Pardal". Ela é o termômetro da harmonia: se estiver funcionando, é sinal de que tudo vai bem. O monstro, as máquinas e o mundo têm, no entanto, um princípio substantivo primordial, um substrato, uma "arché" absoluta: a massa de modelagem.

Pé e chinelo, comida e prato, monstro e abóbora, sente-se que tudo se reduz a essa matéria dúctil, familiar desde a infância de cada espectador.

Spoiler Rating: 85
LBC Rating: ~

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru