16.8.07

Apologia do Engenho

VIDA DE INSETO tem humor, ritmo, beleza e invenção. O desenho é a apologia do engenho. A estória é a seguinte: numa colônia de formigas, oprimida por gafanhotos liderados pelo sinistro Hopper, o inquieto Flik - que vive inventando engenhocas para melhorar a vida da comunidade - tem a idéia de pedir ajuda a insetos grandes para rechaçar os opressores.

A população do formigueiro, pensando em se livrar do trapalhão Flik, concorda em mandá-lo em expedição à "cidade" (na verdade uma cabana no meio do mato, infestada de insetos variados). Flik volta de lá com uma trupe de artistas de circo, pensando que se trata de temíveis guerreiros.

Os membros desse "exército Brancaleone" - uma lagarta, um besouro, um louva-deus, pulgas e uma joaninha - acreditam, por sua vez, terem sido contratados para um espetáculo circense.

Por trás do caráter aparentemente aleatório das aventuras dessa turma, há um sentido comum (o que acentua seu caráter de fábula): diante da força bruta, a única arma válida é a inteligência. O filme molda as formigas à imagem e semelhança do homem. Mas enquanto que os homens possuem, em geral, aspectos negativos, como ambição, vaidade, covardia. Aqui, ao contrário, o que há de humano nos insetos são qualidades nobres: inteligência, espírito de descoberta, invenção, arte.

Spoiler Rating: 83
LBC Rating: ~

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru