3.2.08

Rosa da Esperança


ROSA DA ESPERANÇA narra as desventuras de uma família inglesa de alta classe media - os Miniver - durante a Segunda Guerra, resistindo aos ataques alemães e sobrevivendo à retirada de Dunquerque. Greer Garson e Walter Pidgeon são o casal, com um filho adulto (Richard Ney) que vai para frente de batalha, dois filhos menores (Christopher Severn e Clare Sanders) e a noiva do filho (Dame May Whitty).

É Um filme de propaganda, típico da época, que mobilizava os americanos, angariando-lhes a simpatia em relação aos ingleses - Churchill chegou a dizer que um filme assim valia muitas naves de combate.

Curiosamente é um filme de guerra sem cenas de batalha. A luta é mostrada através das reações daqueles que não estão no front. Enfrentando a adversidade (mortes, edifícios destruídos por bombardeios, medo), os ingleses são fortes e unidos, polidos e nobres, chegando a freqüentar exposições de flores entre um ataque e outro. É claro que esses ingleses não existem. São personagens de filmes de Hollywood. Mas são o tipo de pessoas, do qual, os espectadores americanos se identificavam, em 1942. E isso era o que mais interessava.

Spoiler Rating: 77
LBC Rating: ~

Por Fernando Albagli ("Tudo Sobre o Oscar" - Ed. Zit)

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru