4.2.08

Marty


MARTY foi o primeiro filme baseado numa telepeça a fazer sucesso no cinema. Originalmente apresentado no respeitado programa "Playhouse 90", o texto de Paddy Chayefsky, dirigido por Delbert Mann e estrelado por Rod Steiger, foi adaptado para a tela grande por insistência do produtor Harold Hecht. Com o mesmo diretor e Borgnine no lugar de Steiger, a historia sofreu algumas modificações, por simples razões comerciais, como transformar o açougueiro Marty, do Bronx, de judeu, em ítalo-americano, porque a colônia italiana, é bem maior que a judaica, nos EUA.

A historia é simples. O gordo Marty é sempre atormentado pela família, por ainda estar solteiro, aos 34 anos. Certa noite, num salão de baile público, conhece Clara, uma professorinha solteirona (Betsy Blair, na época mulher de Gene Kelly), sensível, mas nada atraente, que acaba de levar um "bolo" num encontro. Os dois se apaixonam. Mas a Sra. Pilletti (Minciotti), mãe de Marty, não tem a menor simpatia pela moça, que não é descendente de italianos. O resto da família e os amigos do açougueiro também tentam convencê-lo de que ele merece coisa melhor. Nas seqüências finais, ele se liberta da influencia de todos e marca um segundo encontro com a moça, chegando à conclusão de que ela é a melhor coisa que ele lhe aconteceu na vida. Satisfeito com o que considera uma vitória pessoal, o desarticulado Marty manifesta sua felicidade dando um soco numa placa de "Pare", o que é bem significativo como um símbolo da sua atitude independente.

As locações em Nova York, fotografadas em preto-e-branco pelas câmeras de Joseph LaShelle, dão autenticidade visual ao filme.

E as perceptivas observações de Chayefsky sobre a forma de gente comum encarar a vida são mantidas, inclusive em alguns deliciosos diálogos, como aquele em que a turma de Marty comenta romances de seu escritor preferido -Mickey Spillane-, vibrando à medida que recordam passagens sanguinolentas das historias, que soam absurdas pelas descrições.

O orçamento da produção foi de apenas 343 mil dólares. A finalidade da empresa produtora, a Hetch and Lancaster´s Steven Productions, de Harold Hetch e Burt Lancaster, era fazer um filme que desse algum prejuízo para descontar nos impostos, dos lucros de outros projetos. Mas quando começou o sucesso de critica e de bilheteria, foram empregados mais de 350 mil em promoção e publicidade

Spoiler Rating: 77
LBC Rating: ~

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru