2.2.08

Cavalgade


CAVALGADE narra os efeitos dos acontecimentos mundiais na vida de duas famílias inglesas, principalmente a de Robert (Clive Brook) e Jane Marryot (Diana Wynyard), de 1899 ate 33 anos depois.

Tudo começa na véspera do Ano Novo de 1899. Os Marryots fazem seu brinde costumeiro para a data. No dia seguinte, Robert vai para a África do Sul, como oficial do City Imperial Volunteers. O mordomo da família, Alfred Bridges (Mundin), parte como soldado, no mesmo navio. Mafeking esta sitiada e não se sabe quanto resistira. Lá, um irmão de Jane serve como oficial. Ela odeia a guerra e nem gosta de ver os filhos brincando com miniaturas de canhões e soldadinhos. As bandas marciais, com a inevitável "Soldiers of the Queen", a deixam nervosa. Meses depois, no entanto, ela esta contente com a volta do marido. Há momentos, então, de boa comédia, protagonizados por Alfred e sua mulher, Ellen.

A emoção seguinte é a morte da Rainha Vitória, e o funeral que é visto pelos personagens (mas não pelos espectadores) de uma janela da casa. Ouve-se a marcha fúnebre, e Mary comenta sobre cinco reis que caminham juntos na procissão.

Anos se passam. Alfred e Ellen são donos de um pub. Os negócios não vão muito bem porque Alfred bebe muito e é generoso demais com os fregueses. Ele acaba morrendo, atropelado por uma carroça. Mais tarde, sua filha, Fanny Bridges, se destaca como dançarina e, depois, cantora de blues.

Edward, um dos filhos dos Marryots, se casa com Edith Harris, e partem em lua de mel num navio. Somente pela inscrição num salva-vidas, fica-se sabendo que o navio é o Titanic (Aqui há um engano: o navio parte de Liverpool e não de Southampton, como aparece no filme). Os Marryots se consolam. Ainda tem um filho, Joe.

Começa a primeira guerra. Zeppelins lançam bombas, e os feridos são trazidos em trens ambulâncias. Joe é mandado para frente de batalha. De licença, ele volta para casa. Foi o único oficial sobrevivente de seu batalhão. Mas, ao retornar para o front, ele também é morto. Em 1932, os Marryots brindam, no Ano Novo. Ao som dos grupos que cantam, a vida continua...

Nostálgico, mas também com agudas criticas a guerra e a tudo que veio, depois dar um fim a uma ótima forma de viver. O filme é tipicamente inglês, mas foi rodado em Hollywood.

Spoiler Rating: 66
LBC Rating: ~

Por Fernando Albagli ("Tudo Sobre o Oscar" - Ed. Zit)

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru