6.1.08

Sangue Negro


SANGUE NEGRO (THERE WILL BE BLOOD) de P.T.Anderson pinta um retrato da ganância no inicio do século americano. Construído sobre uma avassaladora performance de Daniel Day-Lewis, como um ávido investidor em petróleo que compra terras de camponeses pobres, o filme é uma epopéia em miniatura.

A estória parte de Marfa, no Texas, e perdura por três décadas - tempo suficiente para uma criança crescer e tomar o lugar do pai. Aqui, o "sangue" não tem nenhum alastro melodramático, ao invés disso, surge como uma alegoria amigável para o petróleo. Embora, o filme em si, não seja particularmente sobre o óleo, mas sobre "homens do óleo". Àquele destinado a gerar grandes riquezas, mas nunca desfrutá-las. Enfim, são as engrenagens da natureza capitalista.

A música do guitarrista do Radiohead, Jonny Greenwood, é cativante e intensa. Uma pesada nuvem de cordas que reflete no petróleo, o mesmo poder misterioso do obelisco negro de Stanley Kubrick em 2001: UMA ODÍSSEIA NO ESPAÇO. Uma intensidade que traduz todas as forças tectônicas e psicológicas que deitam sob e sobre o drama terreno.

Daniel Day-Lewis compõe um personagem ao mesmo tempo fascinante e repugnante, sedutor e odioso. E o rigor das imagens de PTA também impressiona. É bem diferente dos outros filmes dele. As trajetórias são claramente individuais, como um ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE no estilo Deadwood.

Spoiler Rating: 92
LBC Rating: ~

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru