Talvez não haja uma comédia tão "dolorosamente engraçada" como THE SAVAGES, filme de estréia da estudante de cinema Tamara Jenkins.
Linney, Hoffman e Bosco são os personagens do título: Wendy, Jon e Lenny Savage. Wendy e Jon são irmãos separados afetivamente e geograficamente, que precisam se reencontrar para cuidar do pai que mal conhecem e que nunca cuidou deles.
Lenny é descrito pelos filhos como um tirano. Mas hoje, o pai é qualquer coisa, menos um patriarca temível. Sofrendo de demência e incapaz de controlar até suas necessidades corporais, é uma figura devastadora da miséria e solidão. Dito assim, não parece uma estória animadora, embora, nem por isso deixe de ser. A veia cômica vem de Linney e Hoffman. A "Wendy" de Linney é uma obra-prima da negação em cada nível, se esquivando de cada situação com desculpas esdrúxulas. O "Jon" de Hoffman parece mais sensato, mas sua dureza insistente é uma camuflagem para sua fragilidade emocional. A situação do pai os arrasa e expõe suas feridas, e Jenkins trabalha suas pequenas humilhações com o máximo de potencial cômico.
E é justamente nesse olhar que o filme se sobressai. É uma fita delicada, emocionalmente arrebatadora, mas com um toque de indiferença. Um elenco primoroso e um competente estilo narrativo que Jenkins dirige com mãos firmes.
Spoiler Rating: 81
LBC Rating: ~
4.12.07
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Adoro filmes nesse estilo, sobre famílias disfuncionais, com problemas. Adoro a Laura Linney também, que considero uma das melhores atrizes da atualidade.
Postar um comentário