26.12.07

A Queda

Berlim, primavera de 1945. Adolf Hitler vive seus últimos dias fechado em um bunker construído sob a chancelaria, no coração da capital alemã. O líder delirante que havia atemorizado a Europa já é apenas um homem que perdeu o controle da guerra e de si mesmo. São exatamente os últimos 18 dias do regime nazista que aborda A QUEDA (DER UNTERGANG), filme dirigido por Oliver Hirschbiegel.

Enquanto Hitler está embaixo da terra, na superfície o exército soviético avança inexorável do leste. Suas bombas caem sobre a capital, destruindo-a. Escondido em seu refúgio, Hitler passa tardes inteiras brincando com seu cão pastor, comendo obsessivamente tortas de chocolate, incapaz - segundo sua secretária pessoal, Traudl Junge - de ditar o texto de uma carta.

Nas reuniões com seus oficiais, mostra-se titubeante, os dedos de suas mãos tremem. A QUEDA é uma reflexão sobre o passado mais inquietante do povo alemão, baseado no livro homônimo de sucesso do escritor e jornalista Joachim Fest (Berlim, 1926).

Bernd Eichinger, conhecido produtor de filmes como O NOME DA ROSA e CHRISTIANE F., estava há 20 anos imaginando um longa-metragem que tratasse desse período histórico. A obra de Fest, publicada na Espanha pela Galaxia Gutenberg/Círculo de Lectores, indicou ao produtor em 2002 o ponto de vista equilibrado sobre um assunto tão delicado para a sociedade alemã.

Eichinger adaptou o texto para a tela em quatro semanas, e Fest foi a primeira pessoa a ler o roteiro. "Se ele tivesse dito que não gostou, eu teria deixado o roteiro numa prateleira", disse Eichinger. Mas este aprovou a adaptação e um ano depois o filme estava sendo rodado entre Leningrado e Munique. A história começa em 20 de abril de 1945, dia em que o ditador completa 56 anos. Segundo os testemunhos recolhidos por Fest, Hitler já é um homem desesperado, obcecado por seus medos. Eichinger descreve A QUEDA como "uma canoa lançada em um rio torrencial em direção às cascatas. A velocidade aumenta e você sabe que é impossível parar".

Hitler sabe que com os tanques soviéticos o fim se aproxima. Na angustiada espera pela derrota definitiva, o Führer declara: "Podemos naufragar. Mas levaremos conosco um mundo". O filme é o reflexo daquele delírio final. "A autenticidade foi a prioridade", afirma o produtor. O diretor Oliver Hirschbiegel, pôde contar com Bruno Ganz, o inesquecível anjo de ASAS DO DESEJO, para o papel de Hitler.

Antes, nenhum grande ator de língua alemã tinha oferecido seu rosto para uma interpretação tão delicada. O nazismo foi para a Alemanha do pós-guerra um tema tabu, uma experiência monstruosa em cujos olhos ninguém queria fixar o olhar. A QUEDA representa, talvez, o fechamento definitivo da ferida aberta pelo horror nazista.

Spoiler Rating: 85
LBC Rating: ~

Por Andrea Rizzi (El Pais)

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru