24.12.07

O Expresso Polar

No seu primeiro filme FEBRE DE JUVENTUDE, o diretor Robert Zemeckis fez atores contracenarem com os Beatles, em 1978, oito anos depois da separação traumática de John, Paul, George e Ringo. Usando apenas imagens de arquivo, incluindo a célebre aparição dos "Fab Four" no programa de TV "Ed Sullivan Show", e muita criatividade na sala de montagem, o cineasta mostrou a tônica que pautaria sua carreira dali para frente - a capacidade de criar ilusão por meio da aproximações de mundos aparentemente incompatíveis. Foi assim que um garoto típico da década de 80, interpretado por Michael J. Fox, foi parar nos dourados anos 50, em meados do século 21 e no Velho Oeste na trilogia DE VOLTA PARA O FUTURO; desenhos animados dividiram a tela com personagens de carne-e-osso em UMA CILADA PARA ROGGER RABBIT; e Tom Hanks topou com figuras importantes da história recente dos EUA como John Kennedy e Elvis Presley, em FORREST GUMP.

Agora o diretor tenta uma nova mágica em O EXPRESSO POLAR, transportando as pinturas a óleo do livro homônimo de Chris Van Allsburg para o cinema, usando um processo de filmagem chamado "performance capture". A tecnologia basicamente faz com que todo o filme se sustente na atuação de pessoas, apesar de os personagens se assemelharem a seres computadorizados nos quadros finais. A diferença da badalada técnica "motion capture", empregada em MATRIX RELOADED na cena de luta entre Keanu Reeves e milhares de agentes Smith, por exemplo, é que são colocados sensores no rosto dos atores (mais de 150 deles), com o objetivo de registrar nos mínimos detalhes as emoções de uma performance humana, transportando expressões, não só acrobacias corporais.

Com isso, Tom Hanks conseguiu se desdobrar em cinco tipos diferentes, incluindo o garotinho que narra a história. E o uso da técnica por vezes impressiona os olhos. São lindos o enorme trem expresso, o "travelling" de câmera com uma alcatéia de lobos e, vá lá, a terra de Papai Noel. Mesmo assim as expressões faciais e movimentos dos atores não convencem, parecem saídos de um videogame.

Seja como for - a bordo de um trem ou de um carrão da marca De Lorean - e independentemente do tempo que levar, os cinéfilos vão lhe esperar na próxima estação, senhor Zemeckis.

Spoiler Rating: 85
LBC Rating: ~

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru