23.12.07

Estrela Solitária

ESTRELA SOLITÁRIA (DON´T COME KNOCKING) mostra que Wim Wenders ainda sabe filmar muito bem. É gratificante falar de forma elogiosa de um autor que parecia liquidado. O Sr. Cinema, como era chamado nos anos 80, recuperou a forma. Wenders já havia dado sinais de vida, com TERRA DA FARTURA. Mas agora, sua ressurreição está completa.

Há 21 anos, ele recebeu a Palma de Ouro, por PARIS, TEXAS. O novo filme tem tudo a ver, a começar pela parceria Wenders-Sam Shepard. Na abertura do filme, Shepard faz um astro decadente de westerns que abandona o set de filmagem. Parte cavalgando, como os mocinhos de antigamente. Reata laços familiares, reencontrando a mãe (Eva Marie Saint) depois de 30 anos.

A mãe lhe diz que ele tem filho. Howard, que vive à deriva. Então, ele retorna a Butte, em Montana, em busca do filho que teve com a garçonete Jessica Lange. Paralelamente, correm outrras histórias - a da garota que carrega as cinzas da mãe; a do agente de seguros que persegue o fugitivo Shepard.

Wenders refaz toda uma mitologia do western: o homem sem rumo, a dificuldade de criar raízes, a família como algo penoso (e elo inquebrantável). Howard, que Jessica chama de coward (covarde), é a nova versão do Travis de PARIS, TEXAS.

O filme é um tanto desequilibrado. Vale lembrar Rossellini e Truffaut, que acreditavam no cinema imperfeito. Wenders contou que havia tentado fazer com que Shepard interpretasse Travis, em PARIS, TEXAS. Não quis e Harry Dean Stanton fez o belo trabalho que todo mundo sabe.

Agora, o próprio Shepard disse ao diretor que poderia interpretar Howard. Melhor - que gostaria de interpretar Howard. Wenders e Shepard levaram três anos para levantar o projeto. "É mais do que um roteiro; é um pedaço de nossas vidas", diz o ator e roteirista. Sua mulher, Jessica Lange, é magnífica. É um filme sobre a covardia dos homens e a força das mulheres. "Não é sempre assim?", Shepard pergunta e Wenders concorda.

Spoiler Rating: 77
LBC Rating: ~

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru