
.jpg)
Em mais de um ponto, esse filme recente lembra o clássico do Cinema Novo VIDAS SECAS, de Nelson Pereira dos Santos. Menos no fundamental - o tratamento formal (fotográfico e sonoro) faz do filme de Nelson um marco na representação da fome, da seca, da injustiça social. Marion atenua neste ponto. Se a história aponta para uma série de mazelas inexistentes até mesmo no sofrido Nordeste brasileiro retratado por Nelson Pereira, um certo esteticismo visual tende a enfraquecer seu impacto.
É o que faz a diferença entre obras-primas e outras, simplesmente boas. As primeiras introduzem soluções originais de linguagem no tratamento de determinados problemas temáticos, que depois serão considerados referenciais. As outras podem ter ótimas intenções e idéias, mas acabam não sedimentando essas propostas no plano da linguagem cinematográfica.
Restrições feitas, SE O VENTO LEVANTA A AREIA não deixa de ser um bom e mesmo emocionante filme, no qual o que era morte se transforma em vida. Certamente expressando uma esperança da diretora.
Spoiler Rating: 73
LBC Rating: ~
Por Luiz Zanin Oricchio (Estado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário