19.10.07
Brand Upon the Brain!
Pais que descobrem estranhas feridas na cabeça de seus filhos, órfãos criados em um farol da ilha. Jovens que se tornam detetives e são levados para as regiões mais obscuras da revelação e da repressão. Some a esse enredo uma projeção em telão e performance musical e narrativa ao vivo, com direção de Guy Maddin. Essa é a receita eletrizante de BRAND UPON THE BRAIN!, um filme-espetáculo.
O filme, que homenageia o expressionismo alemão, conta a história de um garoto que vive, ao lado de outros meninos, preso a uma ilha. Lá, eles são aterrorizados por um cientista, que não sai de seu laboratório, e pela mulher dele, também mãe do menino, que utiliza o farol da ilha para espionar os segredos dos outros.
Não há diálogos, mas o som é tão importante quanto as imagens. É que a história é contada por uma narradora (no original, a mesma Isabella Rossellini), além de ser recheada de efeitos sonoros. Isso permite transformar a exibição em um espetáculo.
O "evento" do diretor canadense, estreou no Festival de Berlim, com projeção em telão e performances de atores no palco da Ópera de Berlim. Em suas apresentações ao redor do mundo, a narração já foi feita por artistas como Isabela Rosellini, Cate Blanchett e Lou Reed.
Trata-se de uma homenagem ao cinema mudo em seu formato: Em preto-e-branco, edição agitada, inter-títulos, música ao vivo, olhares e movimentos quase que repetitivos. Um filme para se ver com nostalgia...
Spoiler Rating: 79
LBC Rating: ~
Por Ubiratan Brasil
Marcadores:
(31ª MOSTRA SP),
(SPOILERS),
(TORONTO´07),
BRAND UPON THE BRAIN
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário